Discursos

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PRONUNCIAMENTO PROFERIDO PELA DEPUTADA LUIZA ERUNDINA POR OCASIÃO DO ATO EM COMEMORAÇÃO AOS 20 ANOS DO GOVERNO DEMOCRÁTICO E POPULAR “SÃO PAULO PARA TODOS”

* Veja as fotos do evento - http://bit.ly/id6D9j

É com imensa alegria que saúdo as companheiras e companheiros e agradeço comovida a presença de todos para celebrarmos os vinte anos de uma extraordinária experiência que vivemos juntos, movidos pelos mesmos sonhos e esperança que até hoje nos inspiram e dão sentido às novas vidas.

Muitas lutas tivemos que travar com vistas à concretização do sonho comum de construirmos uma sociedade justa e solidária.

Há muito ainda a se fazer para a realização plena desse sonho que continua a nos alimentar a alma e a pautar nossas ações no presente.

Não queremos, absolutamente, resgatar o passado para nele nos fixarmos, pois o passado não existe mais, ou existe apenas como memória; como história de uma fascinante experiência vivida coletivamente e que nos marcou a todas e a todos, profunda e definitivamente. Deixou lições preciosas que levamos por toda a vida.

Pela primeira vez na história política do país, o voto popular colocou no governo da maior cidade do país e a terceira maior do mundo - São Paulo - um partido de esquerda, que assumia o compromisso de realizar um governo democrático e popular, voltado, prioritariamente, a atender os interesses da maioria excluída da sociedade; e de governar com efetiva participação da sociedade civil, que para tal se organizou com o estímulo e o apoio do governo.

Vinte anos se passaram, deixando marcas da mais importante e significativa conquista política das classes populares na maior metrópole da América do Sul: a “São Paulo dos Mil Povos”, onde todas as raças e culturas se encontram para construir um espaço comum de vivência, cujos alicerces são a solidariedade e o bem comum.

Não somos maniquiistas ao analisarmos o passado tendo por base a realidade do presente.

Presente e passado são construções históricas que se conectam, dialeticamente, no tempo e no espaço, como um processo em permanente transformação.

O tempo passou, no entanto, permanecem vivos, a nos inspirar, o sonho que sonhamos juntos e a utopia que juntos perseguimos com alegria e esperança.

No dizer inspirado de Eduardo Galeano,

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.

Portanto, estamos aqui para reavivar nossos sonhos, nossa utopia e reafirmarmos o compromisso com a construção de um mundo novo; com a busca de novos caminhos, sem nunca deixar de caminhar.

Caminhar é estar vivo, é ser sujeito; é fazer história.

Caminhar é construir o presente com a mente e o coração projetados no futuro.

Somos, pois, caminhantes guiados pelos mesmos sonhos; pela mesma utopia; desejosos de que sonhos e utopia renasçam em nossas vidas, qual chama capaz de atrair e fascinar, com o seu brilho, as novas gerações para que tenham seus caminhos por ela iluminados.

Ao celebrarmos uma bela e desafiadora experiência vivida coletivamente no passado, queremos reafirmar nossa fé no futuro que, juntos, queremos e vamos construir.

Acreditamos no futuro porque somos socialistas e como socialistas confiamos na possibilidade de mudar o mundo; onde todos tenham garantido o pleno exercício de sua cidadania e onde todos vivam em paz e felizes.


Luiza Erundina
Ex-Prefeita de São Paulo


São Paulo, 24 de novembro de 2008.

* Veja as fotos do evento - http://bit.ly/id6D9j

2 comentários:

  1. Querida Erundina,

    Belíssima definição em poucas palavras sobre o que realmente é ser socialista!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Professora Erodina ou tia Erodinha, era assim que seu seguidores a chamavam, que saudade daquele tempo! pois encontramos muitas dificuldades, mais graças as pessoas que la estavam, conseguimos fazer grandes feitos em todas as areas! Na (CMTC), não posso esquecer o apoio que nos deram, so tenho a agradecer pela oprtunidade de ter participado de sua ADM bjusss

    ResponderExcluir